Apresentação

A Federação Nacional dos Enfermeiros nasceu para unificar e centralizar as reivindicações dos enfermeiros articulada com o conjunto da classe trabalhadora. Uma federação democrática, com eleições diretas e com participação efetiva de vários sindicatos de enfermeiros.

Nestes 25 anos com muita coisa realizada, destacando-se a luta pela jornada de 30 horas semanas, que aguarda a aprovação do Congresso Nacional. A luta pela democracia e pela ética nas entidades de enfermagem. A participação ativa e decisiva nas instâncias de controle social do SUS, nas atividades promovidas pela CUT, nos fóruns e eventos da enfermagem.

A Federação Nacional dos Enfermeiros é filiada a CUT e conta com 15 sindicatos de enfermeiros filiados. Com toda certeza há um longo caminho de lutas e de conquistas a percorrer em defesa da classe trabalhadora e, em especial, dos interesses dos profissionais de enfermagem.

É nessa perspectiva que olhamos para o futuro, examinando com atenção o presente, ousando tornar nossas utopias em realidade. O futuro é aqui e agora. É nesse futuro que teremos a possibilidade de trazer qualidade de vida para todos e todas, mas isso só será possível com o compromisso, participação e luta de todos os enfermeiros e enfermeiras.