Notícias

ISP realiza seminários para discutir corrupção e violência de gênero

ISP realiza seminários para discutir corrupção e violência de gênero

As diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Ana Firmino e Josefa Bezerra, e a diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Elisabete Guse, estiveram em Santiago (Chile), de 7 a 10 de outubro, para participar do Seminário Internacional sobre a Luta contra a Corrupção e a Justiça Fiscal e também do Seminário Internacional sobre a Violência de Gênero nos Postos de Trabalho do Setor Público.

As atividades, organizadas pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), visaram discutir entre os representantes de países da América Latina o cenário de corrupção e as ações para combate-la a partir de atuações positivas.

A presidente do Comitê Mundial de Mulheres da ISP, Junéia Batista, fez um pronunciamento na abertura da atividade sobre a violência, o acesso das mulheres aos serviços públicos e sobre a importância da sociedade ser mais igualitária e justa. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, também prestigiou o evento e expos a situação do país em que, a cada três mulheres, uma sofre violência.  E que o acesso ao trabalho é um fator de empoderamento para essa mulher sair da situação de violência.

Após apresentações de outros países, foram criados grupos de trabalho para discutir o tema e definir ações propositivas para combater a abuso laboral.

 “Atividades internacionais são importantes para conhecermos a realidade de outros países e, principalmente, trazer para nós as ações de sucesso que podemos implantar aqui. É uma troca de informações muito enriquecedora”, lembra Ana Firmino, diretora do SEESP.

Bachelet ainda informou que há um projeto para que 4% da bancada parlamentar seja de mulheres mas que, infelizmente, o texto está engavetado. No Brasil, já existe uma lei que exige que cada partido tenha em suas candidaturas, no mínimo, 30% de mulheres.

Instagram

Contato/Localização