Notí­cias

Congresso da ISP em Genebra debate a defesa dos direitos públicos

Publicado em:

A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, e as diretoras Dionne Hallyson e Elaine Leoni, participaram na última semana do 30° Congresso da Internacional de Serviços Públicos (ISP) realizado em Genebra.

O evento teve como tema central Pessoas Acima do Lucro e reuniu representantes sindicais de todos países filiados à ISP.

De modo geral percebe-se o quanto os sindicatos atuam no mundo e como são grandes os problemas de perseguição, principalmente ao trabalhador do serviço público. “Na maioria tudo que envolve o financiamento para manutenção e melhorias ao serviço público são controlados pelo Governo e sabemos que sem recursos públicos financeiros, não há sustentação aos gastos necessários no atendimento prestado à população”, comentou Solange.

Foi discutido de forma bem diversificada os meios para que todos os direitos sejam respeitados, em especial no que se refere saúde, educação, igualdade social e justiça.

“Em geral, houve o debate sobre a luta contra a privatização do serviço público, não somente da saúde, mas de todos os direitos como transporte, água, energia, tudo de boa qualidade, pois tudo contribui pela saúde e bem estar da sociedade”, complementou Solange.

Houve o debate contra a violência sofridas no local de trabalho e a violência doméstica, discriminação e exploração do trabalho, baixo salário, ideologias raça, cor e gênero.

“Ao final debatemos e aprovamos o estatuto do ISP, muitos benefícios para que ISP seja mais inclusiva”, concluiu. “Todos os homens se comprometeram em assumir a luta em defesa e proteção às mulheres do mundo. Se comprometeram também em unificar forças em defesa aos direitos de saúde, educação, segurança, trabalho, vida”.