Notí­cias

Deputada Carmen Zanotto apresenta parecer sobre PL 459/2015 – Piso Salarial Nacional da Enfermagem

Publicado em:

A deputada federal – e enfermeira – Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentou na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) um parecer sobre o Projeto de Lei 459/2015, que dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Para Carmen, “os profissionais de enfermagem têm sido, ao longo das últimas décadas, e sem desmerecer a multidisciplinaridade das equipes de saúde, um dos principais responsáveis por garantir uma assistência integral à saúde, das grandes cidades aos pequenos municípios”.

No documento, a deputada federal também apresentou pontos como a morosidade na tramitação do PL 2295/00 que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem em 30 horas semanais e a importância de um piso salarial determinado em lei para evitar que os profissionais busquem outras soluções para compor sua renda familiar e, com isso, venham a sofrer com stress e desgaste físico e mental para exercer sua profissão.

“Corrigir esse cenário é o objetivo das proposições em epígrafe. Ou seja, tornar a remuneração dos profissionais de enfermagem mais justa e compatível com a relevância do trabalho que desempenham.”

Confira o parecer na íntegra clicando aqui.