Notí­cias

FNE participa do Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Publicado em:

A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, participou do 9º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) realizado em Brasília na última semana. A atividade faz parte das etapas preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“Tivemos um momento de discussão nos grupos sobre as diretrizes acerca da saúde do trabalhador que podem ser levadas para as conferências municipais e estaduais de Saúde, e quais as estratégias de mobilização para ocupação desses espaços de debate”, comentou Shirley. “Plenárias livres e sensibilização junto aos sindicatos e centrais sindicais , bem como o envolvimento de outros pares como o Ministério Público do Trabalho, para participar das oficinas e seminários, foram algumas sugestões”.

Os impactos da reforma trabalhista sobre o tema também foram abordados. “Com o aumento do trabalho informal, o registro dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais fica ainda mais difícil, e isso é muito prejudicial”, comentou.

As repercussões da Portaria MS 3.992/2017, que trata da mudança nos blocos de financiamento do SUS, foram apresentadas e debatidas durante o encontro, que se encerrou com a leitura das moções deliberadas nos três dias de atividade.