Notí­cias

IV Encontro Nacional do Ministério Público e Movimentos Sociais debate direito à saúde

Publicado em:

A presidente em exercício da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, participou no dia 8 de junho do IV Encontro Nacional do Ministério Público e Movimentos Sociais realizado em Brasília.

Durante o encontro, enquanto representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley apresentou as principais dificuldades no Sistema Único de Saúde (SUS). “Colocamos as questões de trabalho, como a ausência de um plano de carreira em nível nacional para os profissionais, e também sobre as resoluções tiradas pelo CNS, mas que o Ministério da Saúde acaba não seguindo”, comentou Shirley.

A formação do profissional de saúde também foi um ponto abordado, em relação a precarização dos cursos – seja presencial ou à distância – e o impacto disso na assistência.

“Colocamos a questão da Emenda 95, que congela os gastos com saúde, educação e assistência social, e o que isso vai ocasionar em todo o serviço público brasileiro”, acrescentou Shirley. “A gestão desses recursos também é um fator importante que precisa ser considerado, pois muitas vezes há recursos, mas uma má gestão não permite que eles sejam devidamente direcionados”, concluiu.