Notí­cias

NOTA DE REPÚDIO: Enfermeira sendo mais uma vez estereotipada de forma sexual

Publicado em:

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), entidade sindical de segundo grau, e sindicatos filiados, vem à publico registrar nota de repúdio sobre a personagem Suzy, da novela O Outro Lado do Paraíso apresentada pelo canal Rede Globo em que a atriz Ellen Roche interpreta uma enfermeira sensual e se relaciona com um médico, se portando de forma antiética no ambiente de trabalho.

A personagem a todo momento se insinua, referindo-se ao profissional médico com apelidos jocosos tirando totalmente o respeito entre as duas pessoas, além de denotar a submissão e o assédio sexual e moral.

Desde muito tempo lutamos contra o estereótipo da ‘enfermeira sexy’ fortalecido em fantasias eróticas, personagens televisivos, entre outros meios. E uma apresentação em horário nobre o qual sabemos que atinge uma grande parte da população, reforça ainda mais essa caracterização negativa da profissão.

Ser enfermeira é dedicar-se ao cuidado, é prestar assistência com qualidade e ética, é atentar-se ao próximo e suas necessidades, visando em troca apenas respeito, reconhecimento e valorização.

Debater temas como o assédio e orientação sexual – situações apresentadas entre os personagens – é completamente importante e aceitável, porém, não é admissível caracterizar de forma pejorativa qualquer que seja a profissão.

A FNE repudia a ação da Rede Globo e tomará as ações cabíveis para que haja retratação da personagem em respeito a Enfermagem brasileira.