Notí­cias

Presidente da FNE se reúne com líder do Governo e debate assuntos da Enfermagem

Publicado em:

A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Aparecida Caetano, esteve em Brasília ontem (22) em reunião com o deputado federal e líder do Governo, André Moura (PSC-SE).

A pauta do encontro foi a Medida Provisória 808 que acrescentou a possibilidade da jornada 12 x 36 para profissionais da saúde em acordos individuais.

“Nós somos contra essa cláusula, pois isso prejudica em especial a Enfermagem, que são os trabalhadores que mais atuam nessa carga horária. Em algumas instituições são retiradas as duas folgas mensais e deixam o profissional trabalhando 12 x 36, em uma jornada exaustiva e sem pagar absolutamente nada, não levando em consideração a sua saúde”, comentou Solange.

O Projeto de Lei 2.295/00 também foi ponto de debate. “As 30 horas para a Enfermagem estão há 18 anos parada na Câmara dos Deputados, pronto para ser votada e permanece em regime de urgência”, disse Solange. André Moura pontou as dificuldades nos últimos períodos e se propôs a dialogar com alguns líderes e com o presidente da casa, deputado Rodrigo Maia, e agendará nova reunião.

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) também recebeu Solange Caetano e, além dos temas abordados com o líder do Governo, conversou sobre a questão da gestante e lactante que ficou sem proteção na MP 808 quando se trata de locais de trabalho em condições insalubre.

Reforma da Previdência: a presidente da FNE aproveitou e protocolou com alguns parlamentares uma carta sobre a Reforma da Previdência e a Aposentadoria Especial para a Enfermagem (leia carta na íntegra).