Notí­cias

Reunião do CNS debate a 16ª Conferência Nacional de Saúde

Publicado em:

Na quarta-feira (16), a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, e representantes de todas as comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estiveram reunidos em Brasília.

Entre os pontos de pauta estiveram a pactuação da agenda e o “estado da arte” da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerão em 2019. Os membros das comissões também discutiram as perspectivas de suas áreas e o planejamento estratégico do CNS.

Enquanto coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar, Shirley pontuou as bandeiras de luta da CISS e as prioridades de cada uma delas. Entre elas, o PL 7419/06. “ O projeto traz alterações quanto à regulamentação dos planos de saúde cujo embasamento está na legislação de 1998. Tais mudanças acarretam prejuízos para a sociedade brasileira, pois esse tipo de assistência deveria agregar apenas os serviços que o SUS não atende, e hoje vivemos o contrário”.

O seminário com o tema “Planos de Saúde e o Papel do Controle Social na Garantia de Saúde como Direito Humano”, que acontecerá no dia 5 de junho na Câmara dos Deputados também foi abordado na reunião.

“A ideia é que esse seminário seja um espaço de discussão do assunto com a participação de parlamentares, bem como ser uma etapa preparatória, para a 16ª Conferência Nacional de Saúde”, comentou Shirley.