Notí­cias

Reunião do CNS delibera ações sobre a Política Nacional de Atenção Básica

Publicado em:

A presidente em exercício da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, esteve em Brasília essa semana participando da reunião do GT da Atenção Básica no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Foram discutidos pontos a serem levados para o Pleno do CNS, como o desenvolvimento de atividades para serem apresentadas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, programada para dezembro, além das recomendações para que as entidades do CNS entrem com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Portaria MS 2436/2017 e ao Congresso Nacional para que coloque em regime de urgência a votação dos Projetos de Decreto Legislativo que pedem a suspensão da nova PNAB. “Faremos o lançamento de vídeos, de cordel e apresentações em todos os dias da conferência sobre esse assunto”, comentou Shirley.

Todas os encaminhamentos do GT de Atenção Básica foram aprovados pelo pleno do CNS e a ampliação do GT da Atenção Básica para uma câmara técnica ou comissão intersetorial com caráter permanente será pauta da próxima reunião.

FENTAS: no encontro dos representantes do FENTAS todos os pontos discutidos no CNS também foram apresentados. No Fórum de Entidades de Trabalhadores na Área da Saúde também foi discutido a conjuntura política nacional. Em suas deliberações houve o encaminhamento ao pleno de moção de apoio ao dia nacional luta dos trabalhadores. Atos em todo Brasil, no dia 10, marcarão a resistência dos trabalhadores e a insatisfação quanto a Reforma Trabalhista que será implementada em 11 de novembro.