Notí­cias

Reunião do FENTAS discute formação dos trabalhadores de saúde

Publicado em:

A presidente em exercício da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, participou da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) que debateu, entre outros pontos, a formação na área e as diretrizes curriculares nacionais da Enfermagem.

“Foi informado sobre a reunião ampliada da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relação do Trabalho (CIRHRT) que debate o assunto, pois a formação da Enfermagem passou a ser avaliada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)”, comentou Shirley. “Para o CNS, os cursos de graduação não podem ser totalmente na modalidade EAD”, completou.

A situação do Relatório Anual de Gestão (documento do Ministério da Saúde que aponta para onde foram direcionados os recursos) foi apresentado e identificado que o mínimo de recursos financeiros (15%) não tem sido repassado por parte do Governo Federal. “Isso é preocupante! Esse documento não ser aprovado, uma vez que não há o cumprimento do mínimo exigido lei”, disse Shirley.

Outro ponto debatido foi a alteração da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). “Algumas dessas mudanças precisam ser melhor discutidas em conjunto com trabalhadores e gestores. Temos que ficar atentos a alguns itens, como o Projeto de Saúde na Escola, uma das estratégias da PNAB, que aproxima saúde e educação e permite a prevenção de doenças. E esse programa não consta na nova portaria”, comentou Shirley.

A FNE propôs a abertura de uma consulta pública digital e conferências livres para que a população e os próprios trabalhadores possam opinar nas melhorias.