FNE participa da 97ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do...
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente no dia 14de março, com objetivo de aumentar a conscientização sobre as doenças renais e de promover estratégias de prevenção e gerenciamento.
Dados da International Society of Nephrology (ISN) estimam que, atualmente, cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doença renal, com a Doença Renal Crônica (DRC) contribuindo para 2,4 milhões de mortes anualmente.
No Brasil, mais de dez milhões de indivíduos enfrentam essa condição, ressaltando a necessidade urgente de políticas de saúde inclusivas e acesso equitativo ao diagnóstico e tratamento.
A insuficiência renal, seja aguda ou crônica, pode ser desencadeada por uma série de fatores, incluindo hipertensão arterial e diabetes, duas doenças de alta incidência na população brasileira. A hipertensão arterial, quando não controlada, pode sobrecarregar os rins, enquanto a diabetes pode danificar os vasos sanguíneos renais, interferindo em sua função de filtragem.
A FNE reforça a importância da Campanha do Dia Mundial do Rim, coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.
*Fonte: ASCOM FNE com informações da SBN
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) conclama todas(os) as(os) Enfermeiras (os) e sindicatos filiados à...