Notícias

18/11 - Dia Nacional De Combate Ao Racismo

18/11 - Dia Nacional De Combate Ao Racismo

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) reconhece a importância do Dia Nacional De Combate Ao Racismo, que acontece dia 18 de novembro, como um momento para refletir sobre a persistência do racismo e suas ramificações no contexto da saúde.

Neste dia, é fundamental reiterar o compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e igualitário, onde todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de discriminação baseada em raça, cor, ou origem étnica.

Preocupada em mobilizar a categoria frente às práticas antirracistas, a Federação criou a pasta “Igualdade Racial” dentro da diretoria e realizou o 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira em 2024. O encontro tinha o objetivo de  promover a discussão sobre a representatividade e as condições laborais dos profissionais negros na enfermagem.

Dados do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) revelam que a discriminação racial ainda é uma realidade presente nos serviços de saúde do Brasil. Mais de 64% dos enfermeiros e técnicos em enfermagem em São Paulo já perceberam casos de racismo em suas unidades de trabalho, sendo que 55% destes incidentes foram relatados como provenientes dos próprios pacientes.

A FNE reforça seu compromisso em combater todas as formas de discriminação racial no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. É de suma importância que instituições de saúde implementem políticas eficazes de combate ao racismo, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todos os profissionais e pacientes.

Instagram

Contato/Localização