FNE destaca importância do trabalho decente na Atenção Primária à Saúde em...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta apoio à declaração conjunta apresentada pela Internacional de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) reconhece a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que acontece dia 21 de março, como um momento para refletir sobre a persistência do racismo e suas ramificações no contexto da saúde. Neste dia, é fundamental reiterar o compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e igualitário, onde todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de discriminação baseada em raça, cor, ou origem étnica.
Dados do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) revelam que a discriminação racial ainda é uma realidade presente nos serviços de saúde do Brasil. Mais de 64% dos enfermeiros e técnicos em enfermagem em São Paulo já perceberam casos de racismo em suas unidades de trabalho, sendo que 55% destes incidentes foram relatados como provenientes dos próprios pacientes.
A FNE reforça seu compromisso em combater todas as formas de discriminação racial no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. É de suma importância que instituições de saúde implementem políticas eficazes de combate ao racismo, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todos os profissionais e pacientes.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta apoio à declaração conjunta apresentada pela Internacional de...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...