Notícias

7 de maio - Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

7 de maio - Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) ressalta a importância do Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose como um momento de promover a conscientização sobre essa doença ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. A endometriose é uma condição complexa e debilitante, que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras entre 13 e 45 anos de idade, causando dores intensas e, em muitos casos, levando à infertilidade. É essencial destacar que, embora seja uma condição comum, o diagnóstico da endometriose ainda é um desafio, com seus sintomas podendo ser confundidos com outras doenças.

A doença é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, podendo ser encontrado em diferentes partes do corpo, como ovários, tubas uterinas, intestinos e até mesmo em órgãos menos comuns, como os olhos e o cérebro. O recente diagnóstico de endometriose da cantora Anitta destaca a necessidade urgente de aumentar a conscientização sobre essa enfermidade e melhorar o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequado. Anitta compartilhou sua jornada com a endometriose, destacando os desafios enfrentados para obter um diagnóstico preciso após anos de dores e desconforto. Seu relato ressalta a importância de os profissionais de saúde estarem alertas para os sintomas da endometriose e considerarem essa condição em seus diagnósticos.

Diante do estigma e da falta de conscientização em torno da endometriose, é fundamental que todos os envolvidos na área da saúde, incluindo enfermeiros/as, estejam preparados para oferecer suporte, educação e encaminhamento adequado para que as mulheres possam enfrentar esse mal.

Instagram

Contato/Localização