
Bem-estar feminino passa por ambientes livres de violência e com segurança
O Dia Estadual da Lei Maria da Penha, celebrado no dia 7 de agosto, marca...
O Dia Estadual da Lei Maria da Penha, celebrado no dia 7 de agosto, marca um importante avanço no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A data remete à sanção da Lei nº 11.340, em 2006, considerada um marco histórico na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
A legislação leva o nome de Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de feminicídio cometidas por seu então companheiro, onde as agressões lhe causaram graves sequelas. A partir da sua história, Maria da Penha transformou dor em luta, tornando-se símbolo do enfrentamento à violência de gênero e ativista pelos direitos das mulheres.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a importância da Lei Maria da Penha na proteção das mulheres em todos os espaços, incluindo os ambientes de trabalho, onde o respeito, a dignidade e a segurança devem ser garantidos.
Para a FNE, a promoção da saúde está diretamente ligada a uma vida familiar e social livre de violência, com igualdade, justiça e direitos assegurados. Defender as mulheres é também cuidar da saúde coletiva.
O Dia Estadual da Lei Maria da Penha, celebrado no dia 7 de agosto, marca...
A Federação Nacional de Enfermagem (FNE) participa do XVIII Congresso Latino-Americano de Medicina Social e...