
Mulheres unidas para lutar por seus direitos e dignidade de vida
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) marcou presença na Conferência Livre pelo Direito de Viver...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pela sua vice-presidenta, Shirley Morales, participou no dia 25/7/25, da 9ª reunião do Comitê Gestor da Rede de Pesquisadores de Atenção Primária à Saúde (APS), vinculada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A reunião teve como pauta principal o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, suas diretrizes e os impactos para os profissionais da saúde, especialmente, da enfermagem.
Shirley, que também ocupa a representação titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na Rede, destacou a preocupação com o avanço de emendas parlamentares que, por sua natureza, não exigem pactuação federativa nem fiscalização dos espaços de controle social, fragilizando a participação democrática e transparente na gestão do SUS. Durante a reunião, foram analisadas as atualizações das portarias ministeriais e seus respectivos indicadores, com destaque para os avanços em relação ao modelo anterior, o Previne Brasil, mas também com a sinalização de desafios que ainda precisam ser enfrentados.
A FNE reiterou a importância de ampliar o diálogo com os conselhos e fortalecer a construção coletiva das políticas públicas. Destacando ainda a necessidade de fortalecimento das equipes multiprofissionais (E-MULTI) na promoção de um maior protagonismo dos profissionais não médicos, como enfermeiros e outros trabalhadores da APS, em detrimento do modelo médico-centrado que ainda predomina.
Durante a reunião foi apresentada ainda uma pesquisa internacional conduzida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), com vistas ao mapeamento de trabalhadores da saúde na Atenção Primária em países Latino-americanos. A FNE será convidada a tomar parte nessa iniciativa, que busca fortalecer a análise e o planejamento político de recursos humanos em saúde.
A FNE colocou-se à disposição para colaborar com a realização de oficinas, debates e iniciativas que fortaleçam o modelo de APS, a valorização dos profissionais da enfermagem e o compromisso com a participação e o controle social no SUS.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) marcou presença na Conferência Livre pelo Direito de Viver...
Dos dias 29 a 31 de julho de 2025, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE)...