FNE integra lançamento do programa da EBSERH para Todas as Pessoas e...
É com grande satisfação que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou do evento de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, nos dias 26 e 27 de maio de 2025, da Oficina para Construção dos Marcos Regulatório das Especialidades em Enfermagem no Brasil, em Brasília-DF. Representando a FNE esteve a sua presidenta, Solange Caetano. A vice-presidenta Shirley Morales também esteve presente pela vaga do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O encontro teve como objetivo iniciar uma discussão fundamental, baseada em entender e reorganizar os cursos e formações que hoje são considerados especializações e especialidades de enfermagem no país, mas que, por vezes, não se enquadram tecnicamente nesses conceitos.
Também esteve em pauta a definição dos critérios nítidos sobre o que seria considerado especialidade, especialização e o que são os cursos de capacitação e aperfeiçoamento. A construção desse marco é de suma importância para a valorização, o reconhecimento e a organização das práticas de enfermagem no país, fortalecendo assim a atuação profissional da categoria no Brasil.
A FNE teve a compreensão durante o processo que, no momento, não existe a possibilidade de definir práticas avançadas, diante da necessidade de definições de quais práticas da enfermagem que existem hoje.
“Esses critérios pactuados para que houvesse essa inclusão nesses conceitos e definições foram trabalhados nessa oficina. Haverão outras e teremos um processo de continuidade de discussões” , pontua Shirley Morales.
Desta forma, a FNE enxerga a oficina como uma boa oportunidade para construção de produto consistente e fundamentado para subsidiar o aperfeiçoamento da regulação da formação e exercício das especialidades em enfermagem no Brasil.
É com grande satisfação que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou do evento de...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem, Solange...