Notícias

Ministra Nísia Trindade apresenta ações do Ministério da Saúde para cumprir metas da Agenda 2030

Ministra Nísia Trindade apresenta ações do Ministério da Saúde para cumprir metas da Agenda 2030

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou ações estratégicas do Ministério da Saúde para alcançar as metas da Agenda 2030, durante o lançamento do VIII Relatório Luz da Sociedade Civil, no dia 22 de outubro de 2024. 

Este documento, que avalia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, destaca os desafios enfrentados pela saúde no país. Segundo Nísia, o Relatório Luz representa “um exercício de resiliência” e expressa o compromisso do governo atual com a sustentabilidade, a solidariedade internacional e a efetividade das políticas públicas, após um período de retração nesses compromissos.

A ministra ressaltou o compromisso do Ministério da Saúde com todos os ODS, indo além do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), e destacou a importância de resolver determinantes sociais e ambientais, como a fome, as desigualdades e a promoção dos direitos humanos, para alcançar a saúde integral. Propôs, ainda, a inclusão de um ODS 18, voltado ao combate ao racismo, como essencial para um sistema de saúde verdadeiramente inclusivo e intersetorial.

Durante o evento, foram destacados avanços em programas e ações como o “Brasil Saudável”, uma iniciativa inédita voltada à eliminação de infecções e doenças transmissíveis em populações vulneráveis. Outros programas citados incluem o “Saúde com Ciência”, o “Mais Acesso a Especialistas” e a ampliação do Telessaúde, além da expansão do Farmácia Popular, que agora oferece serviços de saúde específicos para mulheres e beneficiários do Bolsa Família. 

A atenção primária à saúde também foi reforçada, com o aumento de 52,11% das equipes de saúde da família em 2023, ampliando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Por fim, ressaltou o lançamento da Rede Alyne, um programa voltado para a redução da mortalidade materna, especialmente entre mulheres negras, com a meta de reduzir essa taxa em 50% até 2027.

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância dessas ações e reafirma seu compromisso com a Agenda 2030. A FNE seguirá lutando pela implementação de políticas públicas que assegurem o acesso universal e combatam as desigualdades, pilares essenciais para a saúde e o bem-estar da população brasileira.

Fonte: #ASCOMFNE com informações do gov.br

Instagram

Contato/Localização