
FNE reforça importância do Julho Amarelo na luta contra as Hepatites Virais
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a relevância do Julho Amarelo, campanha dedicada à...
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou ações estratégicas do Ministério da Saúde para alcançar as metas da Agenda 2030, durante o lançamento do VIII Relatório Luz da Sociedade Civil, no dia 22 de outubro de 2024.
Este documento, que avalia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, destaca os desafios enfrentados pela saúde no país. Segundo Nísia, o Relatório Luz representa “um exercício de resiliência” e expressa o compromisso do governo atual com a sustentabilidade, a solidariedade internacional e a efetividade das políticas públicas, após um período de retração nesses compromissos.
A ministra ressaltou o compromisso do Ministério da Saúde com todos os ODS, indo além do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), e destacou a importância de resolver determinantes sociais e ambientais, como a fome, as desigualdades e a promoção dos direitos humanos, para alcançar a saúde integral. Propôs, ainda, a inclusão de um ODS 18, voltado ao combate ao racismo, como essencial para um sistema de saúde verdadeiramente inclusivo e intersetorial.
Durante o evento, foram destacados avanços em programas e ações como o “Brasil Saudável”, uma iniciativa inédita voltada à eliminação de infecções e doenças transmissíveis em populações vulneráveis. Outros programas citados incluem o “Saúde com Ciência”, o “Mais Acesso a Especialistas” e a ampliação do Telessaúde, além da expansão do Farmácia Popular, que agora oferece serviços de saúde específicos para mulheres e beneficiários do Bolsa Família.
A atenção primária à saúde também foi reforçada, com o aumento de 52,11% das equipes de saúde da família em 2023, ampliando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Por fim, ressaltou o lançamento da Rede Alyne, um programa voltado para a redução da mortalidade materna, especialmente entre mulheres negras, com a meta de reduzir essa taxa em 50% até 2027.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância dessas ações e reafirma seu compromisso com a Agenda 2030. A FNE seguirá lutando pela implementação de políticas públicas que assegurem o acesso universal e combatam as desigualdades, pilares essenciais para a saúde e o bem-estar da população brasileira.
Fonte: #ASCOMFNE com informações do gov.br
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a relevância do Julho Amarelo, campanha dedicada à...
Câmara Municipal de Mogi das Cruzes concede votos de Aplausos e Congratulações à Federação Nacional...