FNE participa da 97ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do...
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
Ainda no 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem(CBCENF), Solange Caetano, presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), chamou atenção para a sobrecarga enfrentada pelos profissionais de enfermagem no dia a dia de trabalho. Ela destacou que muitos/as enfermeiros/as já executam práticas avançadas sem o suporte necessário, devido às condições precárias e aos diferentes tipos de contratos de trabalho que a categoria enfrenta, o que resulta em subempregos e jornadas exaustivas. Segundo Solange, essa sobrecarga prejudica a qualidade da assistência e o bem-estar dos profissionais.
Para ela, a discussão sobre práticas avançadas deve vir acompanhada de um aprofundamento nas questões trabalhistas, especialmente no que tange à proteção dos profissionais que estão sobrecarregados. É fundamental que os trabalhadores tenham condições adequadas de exercer suas funções e que haja políticas de suporte que garantam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.
Solange reforçou a necessidade de uma intersecção entre o grupo de trabalho sobre práticas avançadas e o grupo que discute o planejamento e o dimensionamento da força de trabalho no SUS. Ela ressaltou que, ao falar do Sistema Único de Saúde(SUS), é preciso lembrar que o sistema engloba também o setor privado, o que torna o debate ainda mais amplo.
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) conclama todas(os) as(os) Enfermeiras (os) e sindicatos filiados à...