
FNE defende aprovação da PEC 19/24 durante Ato Nacional em homenagem ao...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...
Janeiro de 2024 foi um mês de intensa atuação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), reafirmando seu compromisso com a valorização dos profissionais de enfermagem e com a defesa da categoria.
A FNE marcou presença no Ato Solene promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Brasília, no dia 17. O evento encerrou os trabalhos dos Grupos de Trabalho (GTs) relacionados ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 com a entrega dos relatórios conclusivos e a abertura oficial da Mesa de Negociação para o ACT 2024/2025. Representando a categoria, a FNE discutiu questões como defasagem salarial, condições de trabalho e os riscos associados à privatização do setor.
No dia 19, a FNE participou de uma reunião estratégica com a Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro abordou pautas prioritárias, como o pagamento do piso salarial da enfermagem e a melhoria das condições laborais, incluindo a implementação de salas de descanso. Entre as principais propostas encaminhadas, destacou-se a criação de um Grupo de Trabalho voltado para temas como assédio moral, dimensionamento de pessoal e empregabilidade. Ainda no âmbito das negociações coletivas, a FNE realizou uma reunião virtual com sua diretoria e Conselho Fiscal, definindo estratégias para avançar nas negociações e defender os interesses da categoria, especialmente frente às decisões do STF relacionadas ao piso salarial.
A agenda do mês também foi marcada por ações de articulação internacional e colaboração intersetorial. No dia 25, a FNE participou da reunião inaugural da Rede de Cuidados de Longa Duração da Internacional de Serviços Públicos (ISP), fortalecendo alianças globais em prol dos profissionais de saúde. No cenário nacional, a Federação contribuiu para o planejamento anual de ações e a organização da Conferência de Saúde do Trabalhador durante reuniões com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
A implementação de salas de descanso foi outro tema central nas atividades da FNE em janeiro. Em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Federação avançou, no dia 24, nas discussões com o Ministério Público sobre protocolos para viabilizar essas estruturas, previstas na Lei 14.602/23. Além disso, a FNE participou de uma reunião com a EBSERH para tratar da acumulação de cargos na área da saúde, enfatizando a necessidade de adequação normativa para garantir os direitos dos profissionais.
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela diretora Ursula Nepomoceno, marcou presença na 9ª reunião...