Notícias

FNE repudia falas sexistas às enfermeiras e vai à justiça contra agressor

FNE repudia falas sexistas às enfermeiras e vai à justiça contra agressor

É inadmissível que em 2026 ainda sejamos obrigados a lidar com tamanho desrespeito praticado por homens contra as mulheres, colocando-as em lugares falas sexualizadas, reafirmando estereótipos machistas e desrespeitosos contra às enfermeiras. A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), em manifestação contrária ao vídeo publicado pelo influencer João Vitor, por meio da conta @jvnsouza, manifesta o seu profundo repúdio às falas sexistas que colocam enfermeiras numa condição de subordinação diante do papel exercido em suas profissões.                                                                                        

A declaração “enfermeira só sobe de nível com os médicos do lado. A sua enfermeira pode até não ter traído, mas, com certeza, você consegue alguma que já traiu”, proferida em vídeo na rede social do suposto influencer escancara uma realidade criminosa, em que é confundido o fazer humor com a prática misógina, o incentivo à violência de gênero, a promiscuidade e à condição de que uma mulher só pode ser bem-sucedida se estiver se envolvendo sexualmente com um homem.

Diferente da condição divulgada no vídeo, a Enfermagem - que é composta majoritariamente por mulheres -, uma profissão que envolve ciência, habilidade técnica e estudo contínuo, foi ridicularizada e criminalizada.

Diante do fato exposto, a FNE solicita uma retratação pública por parte do influenciador e dos amigos presentes no vídeo, e informa que tomará todas as medidas judiciais cabíveis para que situações como essas não exponham ao ridículo profissionais que compõem uma profissão, tão útil, necessária à população.

Fórum Nacional da Enfermagem e Federação Nacional dos Enfermeiros

Instagram

Contato/Localização