SEESP denuncia vereador por humilhação pública contra enfermeiro em Hospital de Mogi...
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) denunciou ao Ministério Público do...
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) denunciou ao Ministério Público do Trabalho um episódio de humilhação pública envolvendo o vereador Felipe Augusto Tedeschi Lintz, na Santa Casa de Mogi das Cruzes.
Durante uma visita a unidade o parlamentar abordou trabalhadores da saúde de forma ofensiva, dirigindo-se especialmente a um Enfermeiro da instituição com xingamentos e acusações indevidas, atribuindo a esse profissional a responsabilidade por problemas estruturais do atendimento e chegando a ameaçá-lo com demissão.
A situação se tornou ainda mais grave quando o vereador gravou vídeos do episódio e os publicou em suas redes sociais, ampliando a exposição do trabalhador, atingindo sua imagem pública e submetendo-o a constrangimento diante de milhares de pessoas. Embora a publicação tenha sido feita nos stories do Instagram, que desaparecem após 24 horas, o conteúdo foi suficiente para que diversos meios de comunicação o compartilhassem e republicassem.
Para o SEESP, não é aceitável que agentes públicos utilizem sua posição para constranger, desrespeitar ou humilhar trabalhadores da saúde no próprio local de trabalho. Além de atingir diretamente o profissional envolvido, esse tipo de atitude reforça a desvalorização da categoria e alimenta um clima de medo e insegurança nos serviços de saúde.
Diante do ocorrido, o SEESP informa que tomou as medidas cabíveis para que o caso seja apurado e para que o trabalhador seja protegido de qualquer tipo de retaliação.
“Fiscalizar não é humilhar. Não vamos tolerar que enfermeiras e enfermeiros sejam expostos ao desrespeito e à violência simbólica por quem deveria zelar pelo interesse público”, afirma Elaine Leoni, presidenta do SEESP.
Fonte: @enfermeirossp