
13/10 - Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres
Celebrado em 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres...
Celebrado em 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1989 com o objetivo de promover a conscientização global sobre a importância de prevenir e reduzir riscos e perdas decorrentes de desastres naturais e provocados pelo homem. A data reforça a necessidade de fortalecer a resiliência das comunidades, especialmente em nível local, e está alinhada ao Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres (2015–2030), que orienta ações concretas para proteger vidas e meios de subsistência diante dos desafios climáticos e ambientais.
Neste contexto, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) compromissada com a pauta, traz o tema continuamente em seus debates, como no último XIII Congresso Nacional Sindical de Enfermeiros e Enfermeiras. Além disso, destaca o papel estratégico da Enfermagem na construção de sistemas de saúde mais resilientes e preparados para responder a emergências e desastres. Os desastres naturais — agravados pelas mudanças climáticas — impactam de forma direta a saúde pública, exigindo dos profissionais de enfermagem respostas rápidas e eficazes na linha de frente do cuidado, especialmente junto às populações mais vulneráveis.
Em sintonia com esses princípios, a FNE participou, entre os dias 29 e 31 de julho de 2025, da 5ª Conferência Global sobre Clima e Saúde, realizada em Brasília (DF). O evento reuniu especialistas e autoridades nacionais e internacionais para alinhar compromissos e evidências científicas sobre os impactos do clima na saúde. Representando a Federação, a presidenta Solange Caetano ressaltou o compromisso da entidade com políticas públicas integradas que unam saúde e meio ambiente.
“A nossa participação reforça o compromisso que temos com a defesa de políticas públicas que integrem saúde e meio ambiente, promovendo melhores condições de trabalho para os profissionais da categoria e para a manutenção da vida com qualidade”, destacou Solange.
A conferência também contribuiu para a construção do Plano de Ação em Saúde de Belém, que o Brasil apresentará durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, na capital paraense. A proposta busca fortalecer políticas de adaptação do setor saúde frente aos efeitos das mudanças climáticas — um passo essencial para reduzir riscos e proteger vidas.
No Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, a FNE reafirma seu compromisso com a promoção da resiliência, da sustentabilidade e da defesa da vida, reforçando que a saúde das pessoas e do planeta são inseparáveis.
Celebrado em 13 de outubro, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres...
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, tem ganhado cada vez...