
SINDIENFERMEIROS-ES no Conselho Estadual de Saúde
O Sindienfermeiros-ES se mantém no Conselho Estadual de Saúde-CES, dessa nova gestão de 2025/2028, com...
No dia 15 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Lavar as Mãos, uma data para conscientizar sobre os benefícios dessa prática simples, mas essencial, na prevenção de doenças infecciosas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos com água e sabão pode reduzir em até 40% o risco de contrair doenças como conjuntivite, diarreia, infecções respiratórias e gripes. Para os profissionais de enfermagem, que estão em constante contato com pacientes em situações de vulnerabilidade, essa prática se torna ainda mais indispensável na prevenção da transmissão de vírus e bactérias nos ambientes de saúde.
Estudos também mostram que o hábito de lavar as mãos salva vidas. A Unicef aponta que essa prática pode reduzir em até 41% as mortes de recém-nascidos por infecções, reforçando a importância de se estabelecer essa medida de higiene desde os primeiros anos de vida. No entanto, 40% da população mundial ainda não possui acesso a água e sabão em suas residências, um dado alarmante que expõe a desigualdade no acesso a cuidados básicos de saúde e higiene.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça a necessidade de promover campanhas educativas contínuas, tanto nas escolas quanto nos ambientes de saúde, para que a higienização correta das mãos se torne um hábito no dia a dia de todos. Com a prática adequada, é possível proteger não só os pacientes, mas também os próprios enfermeiros/as, reduzindo o risco de contaminação e promovendo um ambiente mais seguro.
O Sindienfermeiros-ES se mantém no Conselho Estadual de Saúde-CES, dessa nova gestão de 2025/2028, com...
Na segunda-feira, 1º/9/25, a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, e a...