
SINDIENFERMEIROS-ES no Conselho Estadual de Saúde
O Sindienfermeiros-ES se mantém no Conselho Estadual de Saúde-CES, dessa nova gestão de 2025/2028, com...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece o dia 25 de outubro como um marco histórico na luta pela democracia no Brasil. Nesta data, em 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi assassinado sob tortura nas dependências do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo, durante a ditadura militar. A morte de Herzog, uma das figuras mais emblemáticas da resistência à repressão, tornou-se símbolo da luta pela liberdade de expressão e pelos direitos fundamentais, princípios essenciais à construção de um Estado democrático de Direito.
O caso Herzog foi um divisor de águas no processo de redemocratização do Brasil. Em 2018, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro pela falta de investigação e responsabilização adequadas dos envolvidos em sua morte, reforçando a necessidade de justiça e reparação para as vítimas da ditadura. A memória de Vladimir Herzog continua a inspirar movimentos sociais e democráticos que lutam pela ampliação e manutenção dos direitos civis no país.
A democracia, entendida como o poder emanado do povo, é um valor que deve ser continuamente preservado e fortalecido. O Dia da Democracia nos lembra da importância de manter viva a participação popular e o compromisso com a liberdade. A FNE se une a todos os brasileiros e brasileiras que lutam por um país mais justo, onde os direitos humanos e as liberdades individuais sejam efetivamente garantidos.
O Sindienfermeiros-ES se mantém no Conselho Estadual de Saúde-CES, dessa nova gestão de 2025/2028, com...
Na segunda-feira, 1º/9/25, a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, e a...