
Presidenta da FNE convida categoria para Audiência Pública
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
Uma data para celebrarmos as conquistas das mulheres e para reafirmar o debate acerca de políticas públicas que garantam à igualdade de gênero. O Dia internacional da Igualdade Feminina, comemorado no dia 26 de agosto, teve sua origem graças à aprovação da 19ª emenda à Constituição Americana.
A ratificação da 19ª emenda à Constituição Americana, em 1920, permitiu o direito ao voto para as mulheres e a proibição da restrição do direito com base no sexo. Para a presidenta da FNE, Solange Caetano, esse passo foi um marco para que as mulheres passassem a ser reconhecidas como cidadãs. “Avançamos a partir dessa mudança e agora quando falamos sobre avanço de políticas de gênero precisamos citar a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha; e recente Lei 14.611/2023, que garante e igualdade salarial para funções equivalentes.”
Mesmo com os desafios de implementação, violência e assédio para fazer acontecer, de forma prática, a igualdade de gênero, a FNE se une à data para reforçar que as mulheres necessitam dos mesmos direitos que estão garantidos aos homens. Por isso, a Federação reafirma o seu compromisso com a luta para que todas as enfermeiras tenham os seus direitos resguardados na profissão e na sociedade civil.
ASCOM FNE, com informações do TJDFT
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.013, que dispõe sobre os valores referentes...