
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
Na 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que acontece em Bogotá, Colômbia, Elaine Leoni, diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) e presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), fez uma apresentação sobre as ações e desafios do Comitê LGBTQIA+ da ISP no Brasil.
Em sua fala, destacou o empenho do comitê em construir uma presença mais forte e visível por meio da criação de uma identidade visual inclusiva e moderna, que dialogue diretamente com a comunidade LGBTQIA+. Ela ressaltou também o esforço de enviar uma declaração para que as afiliadas brasileiras se comprometam com a adoção de diretrizes que promovam a inclusão e rejeitem a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Elaine também abordou os retrocessos enfrentados durante o governo Bolsonaro em relação aos direitos LGBTQIA+. Entre os desafios, ela mencionou a extinção do Departamento de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que resultou no enfraquecimento das políticas públicas para essa população, bem como a censura de temas sobre diversidade e gênero nas escolas. Ela destacou ainda o aumento da violência motivada por discursos de ódio, com o incentivo ao armamento da população que impactou negativamente a segurança de mulheres e LGBTQIA+, além dos cortes em recursos e campanhas de saúde voltadas ao combate ao HIV/AIDS e outras demandas específicas dessa comunidade.
A presidenta do SEESP ressaltou os avanços recentes sob a nova gestão federal, como a criação da Secretaria Nacional de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ e a reinstalação do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Por fim, apresentou propostas de ação para fortalecer o Comitê LGBTQIA+ da ISP no Brasil, incluindo a promoção da ratificação da Convenção 190 da OIT e o lançamento de campanhas de mobilização popular, visando garantir ambientes de trabalho inclusivos e seguros para esses trabalhadores.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...