Ministério da Saúde publica Portaria GM/N° 8.565 referente ao complemento do Piso...
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.565, que dispõe sobre os valores referentes...
Aconteceu nesta terça-feira, 28/10/25, o lançamento Fórum de Mulheres na Saúde no qual a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pela presidenta Solange Caetano, participou junto as lideranças femininas e aos movimentos sociais.
A iniciativa nasceu a partir da união do atual ministro da saúde, Alexandre Padilha, e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, com objetivo de concretizar um espaço permanente para debater e fortalecer políticas públicas de saúde para as mulheres.
Para compor os debates da primeira reunião, foram abordados temas como saúde sexual e reprodutiva, parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, saúde mental, violência de gênero e prevenção de cânceres femininos. O ministro da saúde também anunciou algumas ações no Programa Dignidade Menstrual, que nasceu em 2024 e com o propósito de distribuir acesso gratuito à absorventes para população em situação de vulnerabilidade social no país.
A presidenta da FNE celebrou a criação do Fórum e contextualizou que as discussões ali debatidas serão direcionadores importantes para o avanço de mais políticas públicas que contemplem as necessidades femininas.
“Assim como a população brasileira, a Enfermagem também é composta, majoritariamente, por mulheres e isso elucida que nós precisamos ter um espaço que retrate as nossas necessidades enquanto mulheres e profissionais. Isso demonstra o compromisso do governo para conosco e a FNE seguirá presente e atuante para fortalecer as pautas de igualdade de gênero e de políticas públicas para todas as mulheres”, explicou.
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.565, que dispõe sobre os valores referentes...
Aconteceu nesta terça-feira, 28/10/25, o lançamento Fórum de Mulheres na Saúde no qual a Federação...