Notícias

Plenária Nacional Sindical em Defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS

Plenária Nacional Sindical em Defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS

O dia 21 de outubro de 2025 marca a realização da Plenária Nacional Sindical em Defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS, em Brasília/DF.  A delegação da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve presente e integrou ativamente os debates.

Na mesa de abertura, a qual a presidenta da FNE e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem, Solange Caetano, participou junto da Fernanda Magano, presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Irene, coordenadora da bancada sindical do Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do Sistema Único de Saúde, repercutiu sobre a luta contínua da carreira das/os trabalhadoras/es.

Enquanto fazia uso da fala, a presidenta da FNE relembrou que os protocolos da carreira devem seguir os interesses da categoria e não o que o governo deseja. “Nós precisamos avançar. Além de resistir na luta histórica do movimento sindical de carreira única do SUS, nós precisamos avançar nos debates das unidades de ponta para mostrar para os trabalhadores como é importante aprovar uma carreira única no SUS”, explica.

Em complemento a fala de Solange Caetano, Ismael Miranda, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul (SERGS) e diretor da FNE, defendeu que a carreira única seja a fronteira definitiva de sobrevivência do SUS. “70% das nossas vagas são do SUS. Então, é fundamental que nós mantenhamos o propósito inicial do SUS de continuidade e de garantia de trabalho para que o trabalhador consiga desempenhar e se capacitar.”

Para a FNE, a plenária representa momento não só de pautar ações que sejam importantes para as/os enfermeiras/os, mas de fortalecer uma luta que seja coletiva, tanto para as entidades sindicais, quanto para as/os trabalhadores/as. Desta forma, a Federação fortalece o seu comprometimento em defesa da Carreira Única Interfederativa do SUS e com a necessidade de dialogar com os parlamentares para que avancem nas proposições apresentadas pelos trabalhadores.

Presentes pela FNE: Solange Caetano, presidenta; Ursula Nepomoceno, do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal; Roberta Rios, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás; Renilda Barreto, do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas; Ismael Miranda, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul, e Péricles Flores, Ana Firmino, Inovildes Ferreira e Elianeide de Castro, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.

Instagram

Contato/Localização