
FNE participa da etapa presencial da Oficina SUS, do Participa+, no Rio...
Iniciada a etapa presencial da Oficina Sistema Único de Saúde (SUS) do Participa+, em Chuí,...
O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE se reuniu nos dias 20, 21 e 24 de julho, com os enfermeiros ligados à Secretaria Estadual de Saúde – SES, dos municípios de Arcoverde, Garanhuns e Caruaru, que prestam plantões extras no Estado. Os encontros foram realizados no Centro de Ensino Técnico – CETA, de Arcoverde, na sala da residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns e no auditório da Secretaria de Participação Social, em Caruaru.
A proposta das reuniões com a categoria foi traçar estratégias de ações que visem pressionar o governo a regularizar o pagamento dos profissionais dos plantões extras - atrasado há meses -, e reivindicar a mudança da política de Recursos Humanos do Estado, que atualmente possui no quadro um número expressivo de enfermeiros plantonistas sem vínculo trabalhista (concursados ou contratados).
Vale ressaltar que o SEEPE já vem pressionando o governo a convocar os enfermeiros aprovados no concurso público vigente, realizado em dezembro de 2014, no qual foram aprovados 253 enfermeiros assistenciais, 77 enfermeiros obstetras e 56 enfermeiros uteístas. O SEEPE protocolou denúncias no Tribunal de Contas do Estado e no Ministério Público de Pernambuco mostrando a necessidade da convocação dos profissionais. Até hoje, após as intervenções do sindicato, o governo convocou os 77 enfermeiros obstetras aprovados neste concurso.
Participaram das reuniões, a presidente do SEEPE e diretora de relações internacionais da FNE, Berenice Garcês, o diretor de imprensa e comunicação, Dayvson Monteiro, a diretora do conselho fiscal, Marta Duarte, o diretor executivo do SEEPE, Wagner Miranda e o assessor de assuntos institucionais, Luciano Lima.
“Nós fomos mostrar a categoria que estamos atentos a situação deles e vamos tomar as devidas providências contra o Estado para preservar os direitos trabalhistas dos enfermeiros. Foi uma ótima oportunidade de reforçar a importância da união e de juntos buscarmos a valorização profissional”, destacou a presidente do SEEPE, Berenice Garcês.
A equipe do SEEPE concluiu as reuniões com muito entusiasmo e sensação de dever cumprido, na certeza de que ratificou para a categoria e para a sociedade a importância da atuação do sindicato na luta pelos direitos dos enfermeiros.
O SEEPE vai articular na próxima semana, uma reunião com os enfermeiros plantonistas da SES do Recife e região metropolitana. O sindicato pretende entrar com uma ação contra o governo.
REPERCUSSÃO NA IMPRENSA – As reuniões no interior tiveram boa repercussão na imprensa da região. Sites, rádios, TVs e Blogs, noticiaram a ação do SEEPE nos três municípios do interior. “Foi uma ótima oportunidade de ampliar a divulgação da luta do SEEPE pelos enfermeiros pernambucanos”, comemorou Berenice Garcês.
Fonte: Imprensa SEEPE
Iniciada a etapa presencial da Oficina Sistema Único de Saúde (SUS) do Participa+, em Chuí,...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Encontro das Comissões Intersetoriais do Conselho Nacional...