
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
É com muita alegria que a Diretoria de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, está trabalhando na preparação e organização, em parceria com a ABEn-PA, do 13º SENADEn, a ser realizado no período de 30 de agosto a 01 de setembro de 2012, na cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará, nas dependências da Universidade da Amazônia - UNAMA, Campus BR.
A ABEn já promoveu 12 versões do SENADEn, e em 2012 teremos a 13ª; todas as versões anteriores privilegiaram as discussões sobre a educação em enfermagem, e por isso, convidamos todos os profissionais da área para estar CONOSCO (entre nós) durante os três dias em que ocorrerá o evento, participando da programação geral, reuniões pré-evento, conferências e mesas redondas, que, na medida do possível, serão sensíveis às diferentes realidades e desigualdades regionais e nacionais.
O evento é uma oportunidade de reflexão, análise, troca de experiência e avaliação da educação na área da enfermagem, com vistas a pensar horizontes de possibilidades, e saídas coletivas para os impasses e desafios da qualidade da formação e crescente expansão de cursos em todas as regiões do país.
Como bem destacou a presidente da ABEN-Nacional na sua apresentação, no 12º SENADEn, que ocorreu em São Paulo, em 2010, lançou-se a Agenda Propositiva do Movimento pela Qualidade da Formação de Profissionais de Enfermagem, que reconhecemos ter sido uma etapa decisiva para o fortalecimento da luta a favor da qualidade da educação em Enfermagem no país.
No 13º SENADEn daremos continuidade ao debate, articulando a Agenda Propositiva com a Década das Diretrizes Curriculares Nacionais, tema central do evento. A partir de cada um dos três eixos do evento: 1. Modalidades de formação e inovações em uma década de Diretrizes Curriculares; 2. Expansão de cursos de Enfermagem e o desafio da qualidade da formação; 3. Diálogo entre formação de Enfermagem, necessidades sociais em saúde e mercado de trabalho, desejamos sensibilizar os participantes a se engajarem nesse movimento-luta que é nacional, que é de todos, que é da enfermagem brasileira.
É preciso, daqui da Amazônia, soltar um "grito de alerta" para as autoridades e órgãos de regulação da oferta de cursos de graduação; vale lembrar uma das treze diretrizes da Agenda Propositiva, que ressalta a necessidade de "reivindicar ao MEC agilidade na alteração do Decreto nº 5.773 de 2006, para que os pedidos de criação de Cursos de Graduação em Enfermagem sejam encaminhados para apreciação do Conselho Nacional de Saúde-CNS", conforme já ocorre com os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia, permanece sem resposta conclusiva do governo.
É com esse espírito que convidamos os profissionais da enfermagem brasileira a estar na cidade "Portal da Amazônia".
Fonte: www.abeneventos.com.br/13senaden
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...