Notícias

17 de abril - Dia Mundial da Hemofilia

17 de abril - Dia Mundial da Hemofilia

No dia 17 de abril, ocorre o Dia Mundial da Hemofilia, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos hereditários, já que é essencial fornecer tratamento e cuidados adequados a todas as pessoas com essa condição. Essa doença genética afeta a coagulação do sangue, levando a sangramentos prolongados, tanto externos quanto internos, e se manifesta principalmente em homens, enquanto as mulheres costumam ser portadoras do gene.

Existem dois tipos principais de hemofilia: A, causada pela deficiência do fator VIII, e B, causada pela deficiência do fator IX. A condição pode ser classificada como grave, moderada ou leve, dependendo da quantidade de fator deficitário presente no sangue. Os sintomas variam, mas podem incluir sangramentos frequentes em articulações e músculos, resultando em dores, inchaços e restrição de movimentos.

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a importância do tratamento adequado para a hemofilia, que inclui a reposição dos fatores de coagulação deficientes por meio de infusões de fator VIII ou IX. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e cuidados gratuitos para pacientes com hemofilia, garantindo que todos tenham acesso a serviços de saúde essenciais. Além disso, é fundamental incentivar o acompanhamento regular e a adoção de hábitos saudáveis para prevenir complicações.

O trabalho em conjunto entre instituições de saúde, organizações de pacientes e governos é de suma importância para garantir que as pessoas com hemofilia recebam os cuidados adequados e de qualidade. Isso inclui a promoção de políticas que favoreçam o acesso a tratamentos e a conscientização da população sobre essa condição.

*Fonte: ASCOM FNE com informações do Ministério da Saúde

Instagram

Contato/Localização