Notícias

2 de maio - Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral 

2 de maio - Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral como uma oportunidade de conscientizar a a população sobre a necessidade de combater essas práticas no ambiente de trabalho. O assédio moral é qualquer conduta abusiva frequente de humilhação, constrangimento e ofensas no espaço laboral, gerando danos à saúde física e mental das/os trabalhadoras/es. Essa prática pode partir tanto de colegas, subordinados e superiores hierárquicos.

Na enfermagem, profissão marcada por  jornadas de trabalho extenuantes, sobrecarga, desigualdade salarial e desvalorização contínua, o assédio moral, infelizmente, é uma realidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), mais de 50% dos profissionais da saúde já foram alvo de agressões físicas ou psicológicas. Diante desse cenário, a FNE lançou em março deste ano a Campanha "Basta de Violência – As(Os) Enfermeiras(os) querem respeito e valorização", com o objetivo de conscientizar a sociedade e pressionar pela criação de políticas públicas que combatam essa mazela social. Acreditamos que defender as/os trabalhadoras/es da enfermagem é defender também o sistema de saúde e os direitos de toda a população, pois trabalhar em ambientes violentos e abusivos impacta na produtividade das/os profissionais e da qualidade da assistência prestada por eles.

Neste Dia, a Federação reafirma que seguirá buscando a valorização da categoria e lutando sempre por ambientes laborais humanizados, seguros e saudáveis. Incentivamos as/os trabalhadoras/es a sempre denunciarem essas situações às autoridades competentes. Não podemos naturalizar o abuso e a violência laboral! Assédio moral é crime e é dever de todos nós combatê-lo!

Instagram

Contato/Localização