
Presidenta da FNE convida categoria para Audiência Pública
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Mundial da Luta contra a Malária como uma oportunidade de conscientização coletiva sobre os riscos dessa doença e a necessidade de medidas efetivas para sua prevenção e erradicação.
No Brasil, a doença permanece como um desafio de saúde pública, especialmente na região amazônica, onde cerca de 99,9% dos casos foram registrados em 2021. Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, houve uma redução de 6,6% nos casos em 2022 em relação a 2021, totalizando 131.224 casos notificados.
As(os) enfermeiras(os) são fundamentais nessa luta, tanto na prevenção quanto no tratamento da malária. Essas(es) trabalhadoras(es) orientam a população sobre práticas de prevenção, como o uso de mosquiteiros e repelentes, além de contribuírem para o diagnóstico precoce e administração de medicamentos conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A FNE reitera seu compromisso em apoiar as/os profissionais de enfermagem no enfrentamento da malária e em outras frentes de saúde pública. Os esforços contínuos, conjuntos e coordenados são cruciais para a erradicação da malária no Brasil e em todo o mundo!
*Fonte: ASCOM FNE com informações do Ministério da Saúde
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.013, que dispõe sobre os valores referentes...