Notícias

26 de março - Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia

26 de março - Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia

No dia 26 de março, ocorre o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, uma data destinada a aumentar a compreensão e a solidariedade em relação a essa condição que afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta data tem origem na história de Cassidy Megan, uma jovem canadense diagnosticada com epilepsia aos 7 anos de idade. Diante da falta de conhecimento sobre a doença e da necessidade de informação, Cassidy iniciou o Purple Day, em 2008, transformando-o em um evento internacional com o apoio de organizações como a Epilepsy Association of The Maritimes e a Fundação Anita Kaufmann.

A epilepsia é uma condição complexa do sistema nervoso central, caracterizada por descargas elétricas excessivas no cérebro, que podem desencadear crises epilépticas. É estimado que cerca de 70% das pessoas com epilepsia possam controlar suas crises apenas com o uso de medicamentos específicos, cuja escolha e dosagem variam de acordo com a causa da epilepsia. No entanto, aproximadamente 30% dos pacientes não respondem adequadamente à terapia medicamentosa isolada, necessitando de outras abordagens terapêuticas, como terapias de estimulação nervosa e, em alguns casos, cirurgia.

É fundamental reconhecer que a epilepsia não apenas afeta o indivíduo que a vive, mas também todos ao seu redor. A falta de conscientização e o estigma associado à doença muitas vezes impedem o acesso adequado ao tratamento e apoio necessários para gerenciar a condição de forma eficaz. Portanto, neste Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça seu compromisso em promover a educação, a compreensão e o apoio às pessoas com epilepsia, bem como defender políticas e recursos que garantam uma melhor qualidade de vida e inclusão para todos os afetados por essa condição.

Instagram

Contato/Localização