
2 de maio - Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Nacional de Combate ao...
O grupo foi fundado por Maria Helena Sampaio em 10 de abril de 2004, no bairro de Dois Unidos, em Recife-PE, como uma manifestação da cultura afro-brasileira fundamentada nos preceitos do Candomblé Nagô. Oyá Alaxé significa: Kí Lè Nfi Oyá Pè. Oyá Owo, Oyá Alaxé Oyá – Quem vocês pensam que Oyá é? Oyá possuidora do axé.
A voz principal é conduzida por sua presidenta, Mestra da Cultura Popular, Yakekerê e atual Yalorixá do Terreiro de Mãe Amara, Maria Helena Sampaio.
O afoxé é composto por três alas: canto, percussão e dança. O corpo de dança que acompanha as apresentações e cortejos do Oyá Alaxé é chamado de Balé Nagô Ajô, sendo formado por crianças, jovens e pessoas adultas, que por meio da dança nagô (dança idealizada, criada e perpetuada pela Yalaxé do nosso terreiro - Terreiro de Mãe Amara, Olefun Helaynne Sampaio), fortalece, salvaguarda e potencializa a cultura, a identidade e o legado afroancestral.
E você pode conferir essa apresentação especial participando do Encontro. As inscrições estão abertas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/1-encontro-sindical-de-negros-e-negras-da-enfermagem-brasileira/2504757
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Nacional de Combate ao...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...