Notícias

Canoas: sindicatos propõem encontro das contas entre município e IAHCS para viabilizar pagamento das rescisões

Canoas: sindicatos propõem encontro das contas entre município e IAHCS para viabilizar pagamento das rescisões

Uma nova mediação para tratar sobre a situação dos trabalhadores do Hospital Pronto Socorro de Canoas, após o rompimento do contrato da prefeitura com o Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) foi realizada no dia 28/7/25, no TRT-4. A sessão foi conduzida pelo desembargador e vice-presidente do TRT-4, Alexandre Corrêa da Cruz. O SERGS foi representado por sua presidente Denize Cruz, pela diretora Inara Ruas e pelo assessor Jevertom Lima, do escritório Young, Dias, Lauxen e Lima Advogados. Estiveram presentes representantes dos sindicatos, do IAHCS, do Hospital Nossa Senhora das Graças e da Secretaria Estadual da Saúde. O município de Canoas participou da sessão de forma remota.

Canoas afirma não ter compromisso de pagar os valores devidos aos trabalhadores, o que diverge do afirmado em reuniões administrativas pelo Prefeito Airton José de Souza. Os procuradores do município reiteram, no entanto, o compromisso de pagar os valores devidos no contrato firmado com o IAHCS.

Diante desta situação, os sindicatos sugeriram um “encontro de contas” entre a gestão municipal e o instituto, com destinação das verbas para o pagamento das rescisões dos trabalhadores, proposta que foi aceita pelo IAHCS e será analisada pelo município em um prazo de dez dias.
Até 4 de agosto, o IAHCS fará a geração dos Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho dos trabalhadores para encaminhamento ao município de Canoas, juntando os documentos necessários para baixa das carteiras, pedido de seguro-desemprego e saque FGTS e informando a situação atual das contribuições previdenciárias e do fundo de garantia.

Uma nova sessão de mediação está marcada para o dia 18 de agosto, às 10h30, no TRT-4.
Importante ressaltar que o SERGS ajuizará ação para qualquer valor devido que não seja conquistado nesta mediação.

Fonte: @sergsoficial

Instagram

Contato/Localização