Notícias

CSW69: FNE presente em evento paralelo de entidades argentinas sobre a participação sindical feminina

CSW69: FNE presente em evento paralelo de entidades argentinas sobre a participação sindical feminina

Durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres(CSW), que acontece em Nova York, dos dias 10 a 21 de março, a Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) participou de uma importante atividade organizada pela Associação de Mulheres e a ‘’Mujeres Fuerza Sindical’’, ambas da Argentina. A iniciativa contou com a presença de sindicalistas de diversos países que discutiram estratégias políticas para inserir o movimento sindical nos debates internacionais sobre os direitos sociais, trabalhistas e reprodutivos das mulheres. A Federação esteve representada por sua vice-presidenta Shirley Morales e diretora Ana Firmino.

As painelistas contaram suas experiências enquanto mulheres dentro do sindicalismo latino-americano, ressaltando que é preciso ter uma paridade além da numérica, mas também em cargos estratégicos e importantes, uma vez que muitas mulheres são impedidas de ocupar posições de liderança dentro dos sindicatos. Além disso, o evento acompanhou os desdobramentos da Declaração Política na CSW69, que revisa o documento de Beijing, feito em 1995. Apesar dos movimentos terem conseguido inserir na declaração algumas pautas importantes, como a recolocação dos sindicatos como protagonistas da luta pelos direitos femininos, outros assuntos cruciais ficaram de fora. Um desses assuntos é o impedimento da privatização dos serviços públicos, através das parcerias público-pprivadas(PPP), que precarizam a qualidade do atendimento oferecido e as condições laborais dos trabalhadores/as. 

A FNE reitera seu compromisso com essa causa e garante que seguirá participando ativamente da CSW 69 e de atividades paralelas, buscando ampliar e fortalecer a presença feminina no sindicalismo e a luta em prol dos direitos das mulheres.

Instagram

Contato/Localização