Notícias

Dia Internacional contra a Homofobia: Resistiremos

Dia Internacional contra a Homofobia: Resistiremos

Há cerca de 20 anos, neste  17 de maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

E porque é importante reforçar  luta contra a LGBTFobia? Em muitos países, infelizmente,  a homossexualidade ainda é criminalizada. Em outros, no entanto, embora existam legislações e normas jurídicas que resguardam os direitos das pessoas LGBTQIA+, ainda há muita violência, preconceito e ódio à essa comunidade.

Os dados no Brasil são alarmantes: uma pessoa LGBTQIA+ morre a cada 18 horas e infelizmente o nosso pais lidera o ranking de assassinatos de pessoas trans há 16 anos, com 122 mortes em 2024. Temos dados de que esses números estão em queda, mas a realidade ainda é muito triste e precisa mudar. 

E não é apenas no Brasil que a comunidade LGBT tem sido alvo de violência e preconceito. Na França, as agressões aumentaram 5% em 2024, segundo dados do relatório anual da ONG SOS Homophobie. A organização atribui o crescimento à disseminação de discursos discriminatórios e a um clima social “tóxico”. 

Apesar de Berlim ser considerada como um dos lugares mais avançados do mundo em relação à cultura homossexual, a violência também cresceu na Alemanha. 

Diantes de tais fatos e para contribuir na mudança desses cenários, a Federação Nacional dos Enfermeiros prepara o seu 1o Encontro LGBTQIA+ neste mês de maio. “Precisamos avançar, debater, conhecer e respeitar essa comunidade e por isso a iniciativa desse evento”, reforça Solange Caetano , presidenta da FNE e coordenadora- geral do Fórum Nacional Enfermagem. 

Ela deixa o convida para que você, enfermeira e enfermeiro, acesse o link do Sympla na Bio do Instagram da FNE e se inscreva. O Encontro “Existir e resistir: orgulho, diversidade e unidade de luta vai acontecer nos dias 20 e 21 de junho de 2025, em São Paulo/SP.

Trata-se de um evento bastante  esperado e que foi tirado das reuniões e plenárias das bases que compõem a Federação e que, há muito,  vinham sinalizando para uma práxis mais comprometida com o combate ao preconceito e à discriminação de gênero, sobretudo, no universo de atuação da enfermagem.

Instagram

Contato/Localização