
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Flávia Brasileiro conta que os profissionais da enfermagem do estado passam por situação difícil em relação às condições de trabalho, em especial em unidades de saúde da rede particular. De acordo com ela os problemas têm origem principalmente nos baixos salários pagos, que acarretam sobrecarga dos profissionais e um atendimento que por vezes é deficitário, além da falta de profissionais no mercado.
“Nós temos um sério problema dentro dos hospitais e boa parte desses problemas é gerada por falta de profissionais”, fala Flávia Brasileiro. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, diz também que a falta de escala gera problemas no trabalho dos funcionários que estão em atividade. “É comum que os hospitais, principalmente por falta de escala, não fiscalizem as fichas de procedimentos e em especial qual o responsável pelos procedimentos”.
O Sindicato já fez denúncia no Conselho Regional de Enfermagem que fiscalizou algumas unidades de saúde e encontrou números graves. De acordo com Flávia Brasileiro hoje existem hospitais com 24 enfermeiros e alguns que funcionam com apenas 12 em escala. “Há casos de clínicas com apenas um enfermeiro que atende em todos os horários”, comenta. Para Flávia Brasileiro a situação é mais grave nos hospitais particulares, já que na rede pública, apesar de faltar profissionais, as condições de escala são melhores.
Erros
No que se refere às denúncias de erro contra profissionais no Conselho Regional, Flávia Brasileiro alega não haver um número alto de casos registrados e em geral as denúncias são por comportamento inadequado. “Os profissionais de enfermagem não são bem remunerados e por isso têm que trabalhar em mais de um lugar, isso acarreta num cansaço muito grande e os enfermeiros podem por vezes tomar atitudes agressivas”. De acordo com Flávia Brasileiro existem reclamações por erros na manipulação de medicamentos, mas o número de denúncias no Conselho Regional de Enfermagem é considerado muito baixo.
Fonte: http://www.infonet.com.br
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...