Notícias

FNE alerta sobre os impactos globais da suspensão de recursos dos EUA para o combate ao HIV/AIDS

FNE alerta sobre os impactos globais da suspensão de recursos dos EUA para o combate ao HIV/AIDS

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) manifesta preocupação com a decisão do governo dos Estados Unidos de interromper o financiamento do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS(PEPFAR). Essa decisão coloca em risco milhões de pessoas em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil, e pode gerar retrocesso em décadas de avanço no tratamento e prevenção do HIV/AIDS.

A OMS alertou que essa decisão tem o potencial de aumentar as taxas de novos casos e mortes relacionadas ao vírus. O corte prejudica também programas de prevenção, diagnóstico precoce e profilaxia pré-exposição(PrEP), dificultando o combate ao HIV/AIDS. No Brasil, o PEPFAR tem sido essencial na facilitação dos autotestes, na capacitação de profissionais e no fortalecimento de ações de conscientização e atendimento aos portadores.

Diante desse cenário, a FNE reforça a importância da tomada de ações urgentes para mitigar os impactos dessa decisão e fortalecer o Sistema Único de Saúde(SUS) para garantir que aqueles que possuem HIV continuem tendo acesso ao tratamento adequado.  Nos unimos à comunidade internacional no apelo para que os EUA revejam essa decisão e continuem engajados em combater o HIV/AIDS.

*Fonte: ASCOM FNE com informações do G1 e Agência Brasil

Instagram

Contato/Localização