
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
Uma reunião realizada no Ministério da Saúde, no dia 19 de agosto de 2024, pode marcar um novo capítulo na atuação dos/as enfermeiros/as em todo o Brasil. O encontro reuniu representantes do Programa Farmácia Popular, da Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), do Conselho Regional de Farmácias do Distrito Federal (CRF-DF), além de autoridades como o deputado Jorge Vianna e Cleunice Godois, representando a Comissão de Atenção Primária do Coren-DF. Em pauta, estava a aceitação de prescrições de medicamentos feitas por enfermeiros/as no âmbito do Programa Farmácia Popular.
Atualmente, apenas prescrições médicas são aceitas pelo programa, o que tem gerado debates entre os profissionais de saúde. A mudança proposta visa reconhecer a capacidade técnica dos/as enfermeiros/as, já respaldada pela Lei do Exercício Profissional (7.498/86) e pela recente Lei nº 7.530, sancionada pelo Governo do Distrito Federal. A ampliação da aceitação das prescrições de enfermagem no Programa Farmácia Popular poderá facilitar o acesso da população aos medicamentos e valorizar o trabalho desses trabalhadores em todo o país.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) apoia essa iniciativa, considerando-a um avanço fundamental para a categoria. A inclusão dos/as enfermeiros/as no Programa Farmácia Popular não só fortalecerá a profissão, mas também ampliará o acesso da população aos cuidados de saúde. A FNE seguirá acompanhando os desdobramentos dessa pauta e lutando por mais conquistas para a categoria
*Fonte: ASCOM FNE com informações do Coren-DF
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...