
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional da Enfermagem (FNE) cumprimenta o ministro Alexandre Padilha, nomeado recentemente pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Saúde, cuja posse está marcada para 10/3/25. Não obstante dizer o quão importante é essa pasta para o conjunto da população brasileira, vale reafirmar o quanto a enfermagem deposita expectativas e esperança nessa gestão.
A saúde pública precisa muito de atenção, investimentos e cuidado e acreditamos que o ministro Padilha envidará todos os esforços neste sentido. Sabemos do amplo o trabalho que ele desenvolveu para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), responsável hoje por atender mais 215 milhões de brasileiros.
Os cenários, mesmo nos apontando necessidades urgentes, sinalizam que é tempo de agir no combate à crise sanitária que assola, especialmente, as comunidades carentes, as mulheres e a população indígena.
Ampliar o acesso à especialistas e garantir a oferta de vacinas e medicamentos para a população se faz necessário. Mas para que isso seja efetivo é preciso, senhor ministro, valorizar a Enfermagem inserindo esses profissionais no centro dessas ações. Neste contexto, lembramos que o orçamento da Saúde não pode deixar de considerar a viabilidade do reajuste anual para o pagamento integral do piso salarial da Enfermagem, uma luta árdua travada por esses profissionais por meio das entidades que os representam, entre elas, a FNE, que também empunha a bandeira das 30 h semanais.
Lembramos também de outras pautas, tais como: a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); investimentos na atenção básica à saúde por meio da realização de concursos públicos, garantias de que a categoria da enfermagem possa trabalhar com segurança e, neste sentido, uma política efetiva de combate à violência no local de trabalho.
A Enfermagem, por intermédio da FNE, estará aberta ao diálogo permanente com o Ministério da Saúde, como sempre esteve na gestão sob o comando da ex-ministra Nísia Trindade, a quem agradecemos pela atenção e trabalho realizado. Estaremos, a todo tempo, à disposição para contribuir Sr. ministro Padilha com o que estiver a nosso alcance.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...