Notícias

FNE defende fortalecimento do controle e participação social no SUS em Encontro das Comissões Intersetoriais do CNS

FNE defende fortalecimento do controle e participação social no SUS em Encontro das Comissões Intersetoriais do CNS

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Encontro das Comissões Intersetoriais do Conselho Nacional de Saúde(CNS), em Brasília/DF. A vice-presidenta da FNE, Shirley Morales, representou a Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar(CISS/CNS) e a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU/CNS) na reunião, na qualidade de coordenadora adjunta dessas comissões. 

O evento, realizado em conjunto com o Centro de Assessoramento Popular(CEAP),integrou o Projeto Participa+, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa qualificar a atuação e formação de conselheiras/os de saúde e líderes de movimentos sociais, buscando a ampliação do controle e participação social no SUS.

As comissões intersetoriais do CNS desfrutaram de um ambiente propício à troca de experiências, alinhamento e apresentação de suas atividades, debate sobre desafios e obstáculos, e a formulação de estratégias conjuntas. O objetivo foi fortalecer e resgatar seus papeis enquanto agentes de promoção da participação social em saúde no Brasil. Além disso, foi apresentado um relatório de ações do CNS e o resgate de sua atuação histórica nesse âmbito.

A atividade aconteceu no dia 25 de maio de 2025 e a FNE reconhece a sua importância como um mecanismo de fortalecimento do SUS e de suas trabalhadoras/es, principalmente as/os da enfermagem.

Clique aqui e confira a galeria de fotos!

Instagram

Contato/Localização