Notícias

FNE manifesta preocupação com saída dos EUA e Argentina da OMS

FNE manifesta preocupação com saída dos EUA e Argentina da OMS

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) manifesta preocupação com a decisão do governo dos Estados Unidos e da Argentina de saírem da Organização Mundial da Saúde(OMS). A OMS, que coordena a saúde global,  tem o papel de formular normas sanitárias internacionais, combater e prevenir doenças,  fortalecer os serviços de saúde, estimular a cooperação entre grupos científicos e etc.

A saída desses dois países, principalmente dos EUA,  representa uma grande perda de investimentos para a Organização, impactando pesquisas e programas de saúde essenciais. Além disso, esse movimento gera o enfraquecimento da cooperação científica e das redes de monitoramento, prejudicando o combate a possíveis surtos e epidemias, gerando assim um sério risco à segurança sanitária global.

Diante desse cenário, a FNE reafirma seu apoio ao fortalecimento da OMS e da cooperação internacional em saúde. A pandemia de Covid-19 mostrou que os desafios sanitários ultrapassam fronteiras e que é preciso combater esses problemas de forma célere, coordenada e com respaldo científico. Enfraquecer organizações como a OMS é colocar em risco a saúde de todos!

*Fonte: ASCOM FNE com informações do G1 e da UnB

Instagram

Contato/Localização