Retrospectiva FNE – Abril de 2024
Em abril de 2024, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirmou seu compromisso com a...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, participou da 11ª Reunião Técnica sobre Práticas de Enfermagem no Brasil, realizada no dia 6 de dezembro de 2024, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF.
O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou com a presença de importantes entidades, como Associação Brasileira de Enfermagem(ABen), Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade(Abefaco), Conselho Federal de Enfermagem(Cofen), Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde(CONASEMS), entre outras.
A reunião teve como objetivo discutir estratégias para regulamentar e aprimorar as práticas da enfermagem no país, além de apresentar avanços no mapeamento e organização das especialidades da profissão.
Shirley Morales destacou que o grupo técnico, originalmente criado para debater práticas avançadas de enfermagem, identificou a necessidade de mapear as práticas existentes e estabelecer critérios mínimos para o reconhecimento de especialidades no Brasil.
Atualmente, existem mais de 50 especialidades registradas pelo Cofen, mas a diversidade e a falta de regulamentação dificultam a consolidação de uma política uniforme. Um dos encaminhamentos principais foi a realização de uma oficina, prevista para fevereiro de 2025, que tratará da construção de marcos legais para regulamentar as especialidades na enfermagem.
Outro ponto central da reunião foi a definição de eixos prioritários para fortalecer a atuação da enfermagem no sistema de saúde. Entre eles estão a regulamentação das especialidades, a formação contínua e a qualificação do cuidado. Também foi destacada a necessidade de elaborar um protocolo nacional de competências para enfermeiros/as na atenção primária à saúde, considerando as mudanças propostas pela nova Política Nacional de Atenção Básica. Shirley Morales assumiu a coordenação desse grupo técnico, em parceria com a presidenta da Abefaco, Renata Barros, reforçando o compromisso da FNE em contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à enfermagem. Por fim, a reunião levantou a possibilidade de prorrogação dos trabalhos do grupo, dada a importância das discussões para o fortalecimento da enfermagem no Brasil.
Em abril de 2024, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirmou seu compromisso com a...
➡️ Este evento é parte das atividades preparatórias para a 5ª Conferência Nacional do Meio...