Notícias

FNE participa de reunião para discutir o ACT 2024/2025 da EBSERH

FNE participa de reunião para discutir o ACT 2024/2025 da EBSERH

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou de uma reunião com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no dia 18 de abril de 2024, em Brasília/DF, para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. O encontro foi realizado de forma híbrida, com presença física na sede da EBSERH e participação por videoconferência.

Durante a reunião, as partes debateram questões econômicas e sociais relevantes para os trabalhadores da empresa. A FNE, representada pela vice-presidenta Shirley Morales e por André Caetano, assessor jurídico, discutiu diversos temas, incluindo a questão da insalubridade, na qual a EBSERH comunicou que entrou com uma ação anulatória contestando o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em relação aos reajustes salariais, a FNE destacou a insatisfação com a proposta de aumento de 2,15% concedida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que representaria apenas 56% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado. A proposta inicial da própria Ebserh era de um reajuste de 14,07%. A FNE também expressou descontentamento com a proposta da gestão em relação à jornada especial de trabalho de 24 por 72 horas, que vincula a opçãopor essa jornada apenas quando for de interesse da empresa. 

Diante dessa proposta, a FNE e as entidades sindicais envolvidas estão convocando assembleias a partir da próxima semana para debater as propostas de cláusulas sociais e econômicas. A Federação destaca a importância do envolvimento de todos os sindicatos e trabalhadores/as para discutir as reivindicações e dar uma resposta formal à EBSERH até o dia 30 de abril de 2024.

Instagram

Contato/Localização