Notícias

FNE participa de reunião sobre Políticas de Cuidado da Internacional de Serviços Públicos (ISP)

FNE participa de reunião sobre Políticas de Cuidado da Internacional de Serviços Públicos (ISP)

No último dia 12/2/25, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da reunião  da Internacional de Serviços Públicos (ISP) para discussão do balanço dos países Andinos e do Cone Sul em relação à Política de Cuidado. Pela FNE estiveram a presidenta, Solange Caetano, e as diretoras Ana Firmino e Renilda Barreto.

A reunião teve como objetivo fazer uma síntese da implantação e implementação da Política de Cuidados nos países que compõem o grupo regional, sendo divididos em Andinos (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela) e Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). A discussão foi iniciada por meio de uma apresentação que trouxe os parâmetros da situação desses países envolvendo a questão.

Dentre as pautas discutidas estiveram a implantação e a implementação da Política no Brasil, uma vez que a política já foi aprovada por meio da Lei 15.069/24, mas apresenta grandes desafios para ser colada em prática nos estados e municípios. Por se tratar de uma política abrangente contemplando não somente a área da saúde, mas, também da assistência e da educação, a fonte dos recursos se torna uma grande preocupação. 

Por fim, a ISP Brasil sentiu a necessidade de realizar um encontro presencial, previsto para acontecer em março ou abril de 2025. Em consequência disso, a presidenta da FNE, Solange Caetano, enfatizou a importância de antecipar o evento para o primeiro semestre: "No próximo ano teremos as eleições e isso poderá dificultar o repasse dos recursos e o diálogo com os estados e municípios. Por isso, precisamos realizar o quanto antes essa reunião presencial para determinarmos às ações que irão reduzir os imbróglios existentes."

Instagram

Contato/Localização