
1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
No último dia 12/2/25, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou da reunião da Internacional de Serviços Públicos (ISP) para discussão do balanço dos países Andinos e do Cone Sul em relação à Política de Cuidado. Pela FNE estiveram a presidenta, Solange Caetano, e as diretoras Ana Firmino e Renilda Barreto.
A reunião teve como objetivo fazer uma síntese da implantação e implementação da Política de Cuidados nos países que compõem o grupo regional, sendo divididos em Andinos (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela) e Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). A discussão foi iniciada por meio de uma apresentação que trouxe os parâmetros da situação desses países envolvendo a questão.
Dentre as pautas discutidas estiveram a implantação e a implementação da Política no Brasil, uma vez que a política já foi aprovada por meio da Lei 15.069/24, mas apresenta grandes desafios para ser colada em prática nos estados e municípios. Por se tratar de uma política abrangente contemplando não somente a área da saúde, mas, também da assistência e da educação, a fonte dos recursos se torna uma grande preocupação.
Por fim, a ISP Brasil sentiu a necessidade de realizar um encontro presencial, previsto para acontecer em março ou abril de 2025. Em consequência disso, a presidenta da FNE, Solange Caetano, enfatizou a importância de antecipar o evento para o primeiro semestre: "No próximo ano teremos as eleições e isso poderá dificultar o repasse dos recursos e o diálogo com os estados e municípios. Por isso, precisamos realizar o quanto antes essa reunião presencial para determinarmos às ações que irão reduzir os imbróglios existentes."
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) celebra o Dia do Trabalhador como uma oportunidade de...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente no Ato Nacional em homenagem ao Dia Internacional...