Notícias

FNE presente em audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS

FNE presente em audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da ALRS

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou de uma audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em 8 de abril de 2024. A audiência teve como objetivo debater a garantia de exames genéticos e procedimentos de saúde para mulheres de alto risco de câncer de mama e ovário na detecção precoce e na prevenção dessas doenças.

A vice-presidenta da FNE e Conselheira Nacional de Saúde, Shirley Morales, reforçou o compromisso da Federação e dos sindicatos de enfermeiros de todo o país com a prevenção do câncer de mama e ovário, destacando a importância da incorporação e disponibilização dos exames genéticos e genômicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela destacou que essas tecnologias já estão disponíveis nos planos de saúde privados desde 2014, e a sua incorporação ao SUS é uma medida justa, especialmente para mulheres com maior risco e predisposição a desenvolver esses tipos de câncer.

Inara Ruas, presidenta do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (SERGS) e diretora da FNE, também participou da audiência, ressaltando a importância do acompanhamento de enfermagem no tratamento dessas doenças. A presença da FNE no debate foi fundamental para evidenciar a necessidade de avançar nas políticas públicas de saúde voltadas para a detecção precoce e prevenção do câncer de mama e ovário.

A audiência foi realizada via videoconferência e teve a participação de várias autoridades e profissionais de saúde. A Federação espera que os debates promovam avanços significativos na área da saúde, contribuindo para uma assistência mais eficiente às mulheres brasileiras.

Instagram

Contato/Localização